top of page
Buscar

Coronavírus: dicas simples para deixar sua casa protegida!

Com a recomendação de não sair de casa para evitar que o vírus se propague, a Leoni Seguros selecionou dicas importantes para que você saiba como deixar o seu lar mais seguro. Acompanhe nossas próximas postagens!



"Lave as mãos de forma correta!"

Lavar as mãos é uma das medidas mais simples para evitar que o vírus se propague. Mas nada de só colocar a mão embaixo da torneira por alguns segundos. A lavagem precisa ser generosa para ser eficiente: água e sabão devem cobrir toda a mão e entre os dedos! O álcool gel 70% também deve ser aplicado quando não houver a possibilidade de se lavar a mão ou sempre que sair de casa.


"E se estiver sozinho em casa?"

A lavagem das mãos precisa ser feita mesmo quando você estiver sozinho em casa. Isso porque existe a possibilidade de uma pessoa estar infectada com o coronavírus e ainda não ter os sintomas manifestados - dores, congestão nasal, coriza e dor de garganta. A Unimed conta que apesar de o risco ser baixo, “é possível pegar COVID-19 de alguém que teve apenas uma tosse leve sem se sentir doente”.


"Cuidados com o delivery"

Utilize uma luva para manipular a embalagem e os alimentos recebidos pelo delivery, que devem ser desinfetados antes de irem para a geladeira ou despensa.


"Casa limpa e desinfectada"

Muita gente adora adiar a faxina em casa, mas em tempos de prevenção ao coronavírus, essa etapa não pode ser pulada. Após limpar e tirar o pó (ou a sujeira mais pesada) de pisos, bancadas, computadores, controle remoto, telefones e maçanetas, é preciso aplicar um desinfetante. Nesse caso, você pode utilizar o que tiver no armário.


"Limpeza do banheiro!"

Durante o período do coronavírus, a limpeza do banheiro deve ser ainda mais cuidadosa. Outros cuidados são importantes e ajudarão a manter o vírus longe. Evite deixar a escova de dente exposta, como ela fica em geral, e em contato com as outras da casa. A toalha de rosto deve ser trocada com mais frequência e, caso outro morador esteja com sintomas, ela deve ser de uso individual.



"Deixe a casa aberta!"

Durante esse período de alerta, é importante deixar a casa aberta e bem ventilada para evitar a propagação do vírus, recomenda o Ministério da Saúde. Ar-condicionado também deve ser evitado, já que dificulta a renovação do ar.



"Não é o momento de festas!"

Muitas pessoas estão planejando pequenos encontros e jantares com amigos em casa para compensar o fato de não poderem estar em lugares com aglomeração de pessoas. Mas não entendem que a própria casa poderá se transformar em um “local de aglomeração” se pessoas de fora chegarem. Neste momento, não vale a pena correr risco! Deixe para encontrar seus amigos depois.


"Divirta-se em casa (sem visitas!)"

O Netflix talvez saia vitorioso na briga pela audiência das pessoas que estão isoladas em casa. No entanto, você pode aproveitar esses dias para fazer pequenos reparos em casa ou começar aquele projeto DIY que está adiando há alguns meses. O canal Casa de Verdade tem vários vídeos curtos, com ideias para o seu lar. Para quem tem crianças em casa, uma sugestão é inventar brincadeiras usando itens que você tem em casa.


"Chegou de viagem?"

Além das recomendações anteriores, quem está chegando de viagem deve tomar outros cuidados, já que a chance de ter cruzado com alguém contaminado, sem saber, é ainda maior. Nesses casos, é aconselhável colocar as roupas para lavar assim que chegar em casa e desinfetar mala e mochilas usadas no deslocamento. Principalmente aquelas que foram despachadas em avião.


"Não compartilhe objetos pessoais!"

Roupas, talheres e louças são objetos que, se utilizados por pessoas contaminadas, podem contribuir para espalhar o vírus. O ideal é lavar tudo muito bem ou mesmo evitar o compartilhamentos desses itens na fase mais crítica da propagação do vírus.


Fonte: Unimed / Leroy Merlin


0 comentário
bottom of page